quinta-feira, 20 de novembro de 2008

CONCLUSÃO DEPOIMENTO

Olá meninos,
Após trabalharmos vários meses no nosso tema, Limpebrás e o Tratamento dos Descartados, chegou a hora de fazermos algumas considerações finais sobre nossa experiência.
Sendo assim, cada participante do grupo deverá se posicionar e comentar a importância desse estudo e o que aprendeu, considerando os itens abaixo:

1º) O estudo do nosso tema por meio do Blog e do e-mail;

2º) A quebra de tempos e espaços escolares (horários diferentes dos rotineiros, colegas de séries/turmas diferentes);

3º) O significado da experiência de ter estudado esse tema e "o que ficou" de mais importante para você;

4º) A relevância desse estudo em relação a nossa realidade em Uberlândia;

5º) Que futuras pesquisas, focos e trajetórias poderiam ser estudadas e/ou tomadas?

Essa Conclusão Depoimento deverá ser postado até o dia 21/11/08.
Beijos e vamos trabalhar!!!
Maria da Glória

COMENTÁRIOS

Isabelle disse...
1°) Achei interessante estudar como é feito o estudo dos descartados pois com ele aprendemos muitas coisas.
2º) É muito legal ter uma relação com alunos de outras séries/turmas diferentes.
3°) Esse tema foi muito importante para mim pois com ele eu aprendi a importância de não poluir de reciclar. E o que ficou também foi que não devemos poluir.
4°) A relevância foi que muitas pessoas hoje em dia não estão “nem aí” para o meio ambiente e com isso poluem excessivamente.5°) Seria legal tentar trazer para Uberlândia essas iniciativas como o caixa verde etc.

23 de Novembro de 2008 15:39


Beatriz G. Zei disse...
Em 2008 a Escola da Criança executou um projeto diferente, um projeto que acredito eu tenha o objetivo de conscientizar seus alunos sobre um assunto muito importante: o “lixo”.Ultimamente muitas pessoas “subestimam o lixo” simplesmente ignorando-o cada vez mais, embora esse seja um problema sério, A POLUIÇÃO.Um problema que a população não só do Brasil mais de todos o país deve tomar providências, pois o futuro do planeta depende disso.Esse foi um importante assunto que foi estudado durante o ano, e para isso foram separados vários grupos cada um com um professor que trabalhou com o grupo, textos, notícias, problemas, e resoluções para/sobre o assunto. O tema do meu grupo, constituído por : Bia (eu), Giovanna, Isabelle, Bruno, Bernardo, Théo, João Vitor, Eliezer, Yuri, Gabriel e a professora Maria da Glória foi a Limpebrás e o tratamento dos materiais descartados.Cada grupo teve o seu blog, que falava sobre o assunto estudado, e eu achei isso muito bom pois nós ajuda a termos acesso ao material do grupo de nossa casa, assim facilitando o dever de casa como pesquisas , etc.As “reuniões“ do grupo foram na maioria das vezes feitas as quintas-feiras, e para isso diminuiu-se a duração do horário das aulas desse modo sobrou um tempo no final das aulas que foi quando ocorreram as “reuniões”...Para pesquisas e saídas com o grupo, como por exemplo, o meu grupo foi visitar o aterro sanitário, a escola alugou micro ônibus que levaram os grupos aos destinos das visitas.Agora com o fim do ano creio que teremos apenas uma reunião, e que será feita para a elaboração da “Carta à Uberlândia” e também para escolhermos as principais questões provocativas que finalizarão o Portifólio.Concluo que foi um projeto muito interessante que nos ensinou muito sobre o “lixo” o que podemos fazer para ajudar e como nos devemos ajudar!Acho também que um assunto muito interessante para “debatermos” no ano que vem seria a preservação ambiental, pois além de ser um assunto que interessa bastante a todos, ele também afeta muito a vida de todos!

27 de Novembro de 2008 17:16

Bernardo disse...

1-É bem interessante. Aprendemos muitas coisas com o estudo dos materias recicláveis por e-mail e pelo blog
2-É uma experiência nova ter outras pessoas de outras séries como colegas.
3-O significado é que nos aprendemos a preservar o planeta para o nosso bem, ajudar contra o aquecimento global isso eu acho que é o significado e isso eu acho que é o que ficou.
4-A revelância é que tem pessoas que nem sabem o que é aquecimento global e tem outras que sabem porém acham que é um fato que nem nos prejudica ou vai prejudicar.
5-Eu acho que seria legal aprofundarmos um pouco mais o estudo no Protocolo de Quito, saber mais o que o lixo tem haver com o aquecimento global.

29 de Novembro de 2008 23:03

10 comentários:

Anônimo disse...

1°) Achei interessante estudar como é feito o estudo dos descartados pois com ele aprendemos muitas coisas.

2º) É muito legal ter uma relação com alunos de outras séries/turmas diferentes.

3°) Esse tema foi muito importante para mim pois com ele eu aprendi a importância de não poluir de reciclar. E o que ficou também foi que não devemos poluir.

4°) A relevância foi que muitas pessoas hoje em dia não estão “nem aí” para o meio ambiente e com isso poluem excessivamente.

5°) Seria legal tentar trazer para Uberlândia essas iniciativas como o caixa verde etc.

Anônimo disse...

1 ) Estudar descartados foi muito interessante , pois nos aprendemos, a nao destruir o meio-ambiente.

2 ) Foi muito interessante trabalhar com turmas diferentes , pois talvez elas tenham mais conhecimento.

3 ) Esse tema foi muito interessante , pois aprendi a reciclar e a nao poluir o meio ambiente.

4 )A maioria das pessoas, nao se importam com o meio ambiente, elas destroem e nao estão nem aí.

5 ) Trazer para Uberlândia iniciativas , como a caixa verde, e fazer com que as pessoas entendam o significado disso.

Anônimo disse...

Em 2008 a Escola da Criança executou um projeto diferente, um projeto que acredito eu tenha o objetivo de conscientizar seus alunos sobre um assunto muito importante: o “lixo”.
Ultimamente muitas pessoas “subestimam o lixo” simplesmente ignorando-o cada vez mais, embora esse seja um problema sério, A POLUIÇÃO.
Um problema que a população não só do Brasil mais de todos o país deve tomar providências, pois o futuro do planeta depende disso.
Esse foi um importante assunto que foi estudado durante o ano, e para isso foram separados vários grupos cada um com um professor que trabalhou com o grupo, textos, notícias, problemas, e resoluções para/sobre o assunto. O tema do meu grupo, constituído por : Bia (eu), Giovanna, Isabelle, Bruno, Bernardo, Théo, João Vitor, Eliezer, Yuri, Gabriel e a professora Maria da Glória foi a Limpebrás e o tratamento dos materiais descartados.
Cada grupo teve o seu blog, que falava sobre o assunto estudado, e eu achei isso muito bom pois nós ajuda a termos acesso ao material do grupo de nossa casa, assim facilitando o dever de casa como pesquisas , etc.
As “reuniões“ do grupo foram na maioria das vezes feitas as quintas-feiras, e para isso diminuiu-se a duração do horário das aulas desse modo sobrou um tempo no final das aulas que foi quando ocorreram as “reuniões”...
Para pesquisas e saídas com o grupo, como por exemplo, o meu grupo foi visitar o aterro sanitário, a escola alugou micro ônibus que levaram os grupos aos destinos das visitas.
Agora com o fim do ano creio que teremos apenas uma reunião, e que será feita para a elaboração da “Carta à Uberlândia” e também para escolhermos as principais questões provocativas que finalizarão o Portifólio.
Concluo que foi um projeto muito interessante que nos ensinou muito sobre o “lixo” o que podemos fazer para ajudar e como nos devemos ajudar!
Acho também que um assunto muito interessante para “debatermos” no ano que vem seria a preservação ambiental, pois além de ser um assunto que interessa bastante a todos, ele também afeta muito a vida de todos!

Anônimo disse...

1-É bem interessante.Aprendemos muitas coisas com o estudo dos materias reciclaveis por e-mail e pelo blog

2-É uma experiência nova ter outras pessoas de outras series como colegas.

3-O significado é que nos aprendemos a preservar o plantea para o nosso bem, ajudar contra o aquecimento global isso eu acho que é o significado e isso eu acho que é o que ficou.

4-A revelância é que tem pessoas que nem sabem o que é aqucimento global e tem outras que sabem porem acham que é um fato que nem nos prejudica ou vai prejudicar.

5-Eu acho que seria legal aprofundar um pouco mais o estudo no Protocolo de Quito, saber mais o que o lixo tem haver com o aquecimento global é isso.

Anônimo disse...

Olá Bernardo
Achei muito interessante o que você falou.
Bruno Garcia de Oliveira

Anônimo disse...

Oi Isabelle,
a meneira que você fez a conclusão do depoimento foi bem explicativa.
Deu agora para entender como funciona.
Bruno Garcia de Oliveira

Anônimo disse...

1 ) Estudar descartados foi muito interessante , pois nos aprendemos, a nao destruir o meio-ambiente.

2 ) Foi muito interessante trabalhar com turmas diferentes , pois talvez elas tenham mais conhecimento.

3 ) Esse tema foi muito interessante , pois aprendi a reciclar e a nao poluir o meio ambiente.

4 )A maioria das pessoas, nao se importam com o meio ambiente, elas destroem e nao estão nem aí.

5 ) Trazer para Uberlândia iniciativas , como a caixa verde, e fazer com que as pessoas entendam o significado disso.

Anônimo disse...

MR. da Gloria ate entao eu nao sabia mandar um comentario e so agora meu pai e minha mae pegamos isso econseguimos mandar um comentario .
Se voce pudese me dar alguma nota por isso eu agradeceria.

Anônimo disse...

eu me inporto muito com o meio anbiente e que eu estava tendo muitas dificuldades.

Boas FERIAS
Bruno

Mari disse...

Oi Maria da Glória, espero que ainda acesse o blog...
Estive pensando por que não continua alimentando o blog com as experiências das turmas com as quais trabalha atualmente?
Acho que ficaria tão interessante ter a opinião de diversos alunos ao longo do projeto!
Traga-os aqui no aterro novamente, adorarei recebê-los e participar com vocês!
Estou à disposição para desenvolvermos algum trabalho juntos!
Um abraço!
Mariana - Eng. Ambiental do Aterro Sanitário de Uberlândia