segunda-feira, 23 de junho de 2008

DESCARTADOS X REAPROVEITÁVEIS

PAPEL
O papel é extremamente perecível, quando colocado junto de outros resíduos. Como ele é reproveitável o mais legal é separá-lo dos demais materiais antes de enviar para reciclagem.

VIDRO
O vidro é um material nobre e que consome muitos recursos naturais para sua fabricação. Muito resistente pode ser reciclado infinitamente. Jogar vidro usado no lixo é como rasgar dinheiro.

PLÁSTICO
Presente em praticamente todas as embalagens e equipamentos, tem um alto grau poluidor por conta dos tempos elevados de decomposição, chegando aos 500 anos. O plástico em geral é produzido a partir do petróleo.

METAIS
FERROSOS
As latas de conservas, tintas, aerossóis, partes automotivas, ferragens de construção podem levar até 3 anos para se decomporem na natureza. Reciclar o ferro gera economia e preservação ambiental, já que reduz a extração do minério das rochas e o consumo de água.

NÃO FERROSOSO
Mais utilizado, o alumínio está nas embalagens de suco, refrigerante, cerveja e também em esquadrias de box e janelas. O cobre está presente nos equipamentos elétricos, serpentinas de geladeira e aquecedores e na fiação elétrica. São materiais caros.
PNEUS
Presente em praticamente todas as embalagens e equipamentos tem um alto grau poluidor por conta dos tempos elevados de decomposição, chegando aos 500 anos
COMPOSIÇÃO DO LIXO DOMICILIAR EM UBERLÂNDIA (%)
64% Matéria orgânica
11% Metais ferrosos
8% Papel misto
7% Papelão
4% Vidro
3% Plástico filme
1% Madeira
1% Plástico duro
1% Outros

Aluna: Beatriz Gullo Zei - 5ª série A

ÓLEO DE COZINHA PARA RECICLAGEM

A ARCA entende que por ser reciclável o óleo de fritura deve ser encaminhado para a coleta e com isso receber nova utilização. (sabão, massa de vidraceiro e combustível).

Para se cadastrar no programa de coleta de óleo fale com a gente (34) 3216-6957.

Um e-m
ail que circula na Internet afirma que "um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água" e refere a Sabesp como autora.

Tal afirmação pode até estar correta, se for considerado que esse óleo seja jogado diretamente na água. No entanto, a Sabesp esclarece que se o óleo doméstico for jogado nos ralos e vasos sanitários, ele não vai, de maneira nenhuma, contaminar a água, já que seu destino será as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), lugar onde será retido. Sendo assim, a água volta limpa para a natureza.

Outra informação contida no e-mail é a de que o tratamento de esgoto fica mais caro com a presença do óleo doméstico. Essa informação é verdadeira. No entanto, as ETEs possuem toda a infra-estrutura para retirar o óleo do esgoto e seria praticamente impossível separar o "esgoto com óleo", do "esgoto sem óleo" para tratamento. Dessa forma, não haveria meios de baratear custos.

A Sabesp, porém, recomenda que o óleo doméstico não seja jogado nos ralos e vasos sanitários dos imóveis, pois, ainda que nas ETEs ele seja tratado sem problemas, o mesmo pode não acontecer no momento da coleta do esgoto. Isso, porque o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.

Portanto, a Sabesp recomenda a instalação de caixas retentoras nas residências e nos estabelecimentos comerciais.

Caixa retentora de gordura
(Dispositivo destinado a promover a retenção de gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, que muitas vezes impedem seu escoamento para a rede coletora, evitando, assim, a obstrução da rede.)
- Restaurantes, lanchonetes, padarias supermercados, shopping centers e afins.

Caixa retentora de óleo e areia
(Dispositivo destinado a evitar a obstrução dos encanamentos e promover a sedimentação das partículas sólidas, como areia e terra, que são carreadas pelo efluente e, por vezes, impedem o seu arraste para a rede coletora.)
Postos de gasolina, lava-rápido, oficinas mecânicas e afins.

O material retido deve ser removido periodicamente pelo cliente, que se responsabiliza por dar destinação adequada ao resíduo sólido.

Fonte: ARCA

Aluna: Beatriz Gullo Zei - 5ª série A


COMENTÁRIO

Giovanna ; disse...
As coisas desse texto eu jah sabia, na minha casa por exemplo a gnt faz sabão com óleo.
22 de Agosto de 2008 16:36

ARCA

Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (ARCA) é uma associação sem fins lucrativos, e surgiu com o objetivo de organizar e integrar os catadores de materiais recicláveis, proporcionando a estes indivíduos melhores condições de trabalho e vida.
Um dos principais interesses da ARCA é a conscientização da população através da responsabilidade social e a prática da preservação ambiental com a coleta seletiva e a reciclagem do lixo. Hoje, mais do que uma carência ou necessidade, a preservação do meio ambiente é uma busca da sobrevivência e garantia de um futuro para as próximas gerações. E a Reciclagem é uma alternativa para amenizar o problema da geração desenfreada de resíduos, porém, é necessário o engajamento da população para realizar esta ação.
O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de renda e que para ser reciclado deve ser separado. Este pode ser separado de diversas maneiras, mas a mais simples é separar o lixo orgânico do “lixo” (para muitos) reciclável. Esta é uma ação simples, de grande valor e que ajuda muito o trabalho dos catadores.
Empenhada em divulgar a coleta seletiva na cidade inteira de Uberlândia, a ARCA está realizando o cadastramento dos catadores de Uberlândia, dando condições para que eles possam fazer os seus trabalhos o mais dignamente possível. Todos os catadores associados usarão uniformes da associação, carrinhos mais adequados, serão tratados como agentes ambientais, pois terão condições de orientarem a população sobre a separação correta dos materiais, o que é e não é reciclável. O papel da associação é promover a inclusão social desses indivíduos que hoje vivem marginalizados e não têm os seus trabalhos reconhecidos pela maioria da população.Ao contrário do que muitos pensam, alguns dos catadores não fazem isso somente para contribuir na não poluição mundial, mas sim para sustentar a família em virtude de serem os arrimos da família. Eles também são registrados no Ministério do Trabalho como qualquer outra pessoa que tem outra profissão, além de ter a carteira de trabalho assinada, e ganham em média por mês R$ 200,00 à R$ 800,00.Muitos deles possuem entre 35 e 50 anos de idade.

Quais são os materiais recicláveis que eles coletam?

Os materiais que eles coletam/catam são:
# Papel;
#Papelão;
#Plástico;
#Vidro;
#Metais ferrosos e não ferrosos;
#Óleo Vegetal.


Aluna: Isabelle Guedes Porto - 5ªsérie B


COMENTÁRIOS

Isabelle Guedes Porto disse...

É legal pois fala sobre a empresa que recicla materiais recicláveis, como o:
Papelão;
Papel;
Plástico;
Vidro;
Materiais ferrosoas e não ferrosos;
Óleo vegetal.
ARCA significa então: Associação Recicladorese Catadores Autônomos
20 de Agosto de 2008 21:59

Bia disse...

Achei mto bom pois além de falar sobre a empresa de materiais reciclaveis ela fla tbm quais são os materiais recicláveis.
21 de Agosto de 2008 20:00

Gabriel Martins Alves Pereira disse...

Nós devemos tomar atitudes positivas para que possamos diminuir a quantidade de lixo lançado no meio ambiente e dessa maneira estaremos protegendo o nosso planeta.Nós também,podemos seguir medidas tomadas em outras cidades, como em Araguari - MG. Lá, eles recolhem 1.600 toneladas de lixo, por mês, e eles tem uma média de 30 trabalhadores, o que não é muito, de segunda-feira a sábado.Podemos também usar a reciclagem de materiais e etc .Podemos usar a ajuda de uma associação chamada ARCA para reciclar, ARCA significa Associação de Recicladores e Catadores Autônomos A ARCA é uma associação sem fins lucrativos, e surgiu com o objetivo de organizar e integrar os catadores de materiais recicláveis, proporcionando a estes indivíduos melhores condições de trabalho e vida. Um dos principais interesses da ARCA é a conscientização da população através da responsabilidade social e a prática da preservação ambiental com a coleta seletiva e a reciclagem do lixo. Materiais que eles recolhem:
# Papel;
#Papelão;
#Plástico;
#Vidro;
#Metais ferrosos e não ferrosos;
#Óleo Vegetal.
21 de Agosto de 2008 22:34

LIMPEBRÁS


ÁREA DE ATUAÇÃO

A Limpebras Engenharia Ambiental atua nas áreas de infra-estrutura urbana, preservação e controle do meio ambiente. As principais atividades exercidas são: coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais e demais serviços ligados à limpeza urbana. Tudo realizado com o profissionalismo necessário para manter a qualidade de vida da sociedade.

O armazenamento de resíduos é tão importante quanto à coleta bem feita do lixo. Sendo assim, a Limpebras opera a uma distância segura com monitoramento constante de seu aterro sanitário, que utiliza as mais modernas técnicas de envelopamento e tratamento do lixo, obedecendo às normas dos órgãos de gestão do meio ambiente, capazes de se enquadrar nos mais exigentes critérios internacionais de avaliação.

A Limpebras Engenharia Ambiental atua também na criação de projetos, implantação e operação de centrais de tratamento de resíduos domiciliares, industriais e hospitalares. Todos os serviços contam com a participação diária de engenheiros, técnicos especializados e profissionais experientes, todos empenhados em manter as cidades limpas e garantir a saúde da população.

Fonte: http://www.limpebras.com.br/

Théo Borges Faria 5ªsérie - A
COMENTÁRIO
Théo disse...
O Aterro Sanitário de Uberlândia foi escolhido como o melhor de Minas Gerais, recebendo recentemente o Prêmio Ouro da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads), consideradas a gestão, a coleta e a destinação final. O aterro municipal, um dos 17 licenciados em Minas, tem sido apontado como modelo, recebendo visitações de técnicos sanitários de toda a região e até de outras partes do país.À exceção do lixo selecionado pelos catadores, por meio de entidades da categoria, e pelo programa "Coleta Solidária", do Instituto de Desenvolvimento Regional do Cintap-Inderc, além de catadores de rua e empresas especializadas em coleta, todos os resíduos sólidos domiciliares são levados para o aterro sanitário, que reúne todas as condições para a sua destinação final de forma absolutamente correta, atendendo inteiramente à legislação e às normas técnicas pertinentes.Em 2.005, o aterro da cidade recuperou a licença ambiental de operação junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente/Conselho de Política Ambiental(Feam/Copam-MG), o que possibilitou ao Município voltar a receber a sua quota parte no ICMS Solidário do governo do Estado.No corrente ano, até outubro, o lixo domiciliar e comercial recolhido mensalmente no aterro representou pouco mais de 10.000 toneladas, a que se somam cerca de 1.600 toneladas de lixo industrial não perigoso. Já os resíduos de serviços de saúde(lixo hospitalar) da rede pública são recolhidos e tratados por uma empresa privada, vencedora da respectiva licitação, cabendo aos hospitais particulares, às suas expensas, realizarem o mesmo tipo de serviço, de acordo com a legislação vigente.Um estudo encomendado pelo município em 2.003 a uma empresa de consultoria, a Ottawa Engenharia, que utilizou dados da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, revelou que a produção média diária de lixo em Uberlândia é de 791 gramas por habitante. A se considerar essa amostragem científica, como o aterro sanitário recebe atualmente uma média de 570 gramas/dia por pessoa, deduz-se que 221 gramas do lixo produzido diariamente por cada habitante não chegam ao aterro sanitário, sendo provavelmente reutilizados ou reciclados. De alguma forma, isso contribui para o aumento da vida útil do aterro e para a economia dos recursos públicosPor outro lado, dos resíduos domiciliares que chegam ao aterro sanitário, tomando-se por base levantamento recente efetuado nos bairros Tocantins e Guarani, apenas cerca de 10% constituem produtos recicláveis(principalmente papel, papelão e embalagens plásticas). A matéria orgânica corresponde a 62,2%, e 18,7% são rejeitos e outros materiais inaproveitáveis.Por isso, as secretarias municipais de Serviços Urbanos e Planejamento Urbano e Meio Ambiente entendem que, para a implantação da coleta seletiva de casa em casa na cidade, que tem um custo bem mais elevado do que a coleta convencional, o município precisaria fazer estudos bem mais aprofundados, que levem em conta inclusive a indispensável equação custo/benefício.Além disso, como observa o secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Cláudio Guedes, a coleta seletiva, mesmo que não se ache institucionalizada, já é uma realidade em Uberlândia, praticada pelos catadores autônomos, que já vêm recebendo o apoio da Prefeitura, e por algumas empresas privadas.
14 de Agosto de 2008 16:04

João Vitor Melgaço Roquete disse...

A Limpebrás Engenharia Ambiental atua nas áreas de infra-estrutura urbana, preservação e controle do meio ambiente. As principais atividades exercidas são: coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais e demais serviços ligados à limpeza urbana. Tudo realizado com o profissionalismo necessário para manter a qualidade de vida da sociedade.A Limpebrás Engenharia Ambiental atua também na criação de projetos, implantação e operação de centrais de tratamento de resíduos domiciliares, industriais e hospitalares. Todos os serviços contam com a participação diária de engenheiros, técnicos especializados e profissionais experientes, todos empenhados em manter as cidades limpas e garantir a saúde da população.
20 de Agosto de 2008 21:32

Gabriel Martins Muleke disse...

O aterro aqui de uberlândia e muito bom mesmo , eu já vi ele e me surpreendi
21 de Agosto de 2008 19:50

Bia disse...

Achei o texto mto bom e com informações interessantes, inclusive eu não sabia que o aterro de Uberlândia tinha sido escolhido o melhor de M.G. recebendo ate o prêmio ouro da secretaria de estado de meio ambiente e desenvolvimento sustentável (semads).
21 de Agosto de 2008 20:04