segunda-feira, 23 de junho de 2008

ÓLEO DE COZINHA PARA RECICLAGEM

A ARCA entende que por ser reciclável o óleo de fritura deve ser encaminhado para a coleta e com isso receber nova utilização. (sabão, massa de vidraceiro e combustível).

Para se cadastrar no programa de coleta de óleo fale com a gente (34) 3216-6957.

Um e-m
ail que circula na Internet afirma que "um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água" e refere a Sabesp como autora.

Tal afirmação pode até estar correta, se for considerado que esse óleo seja jogado diretamente na água. No entanto, a Sabesp esclarece que se o óleo doméstico for jogado nos ralos e vasos sanitários, ele não vai, de maneira nenhuma, contaminar a água, já que seu destino será as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), lugar onde será retido. Sendo assim, a água volta limpa para a natureza.

Outra informação contida no e-mail é a de que o tratamento de esgoto fica mais caro com a presença do óleo doméstico. Essa informação é verdadeira. No entanto, as ETEs possuem toda a infra-estrutura para retirar o óleo do esgoto e seria praticamente impossível separar o "esgoto com óleo", do "esgoto sem óleo" para tratamento. Dessa forma, não haveria meios de baratear custos.

A Sabesp, porém, recomenda que o óleo doméstico não seja jogado nos ralos e vasos sanitários dos imóveis, pois, ainda que nas ETEs ele seja tratado sem problemas, o mesmo pode não acontecer no momento da coleta do esgoto. Isso, porque o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.

Portanto, a Sabesp recomenda a instalação de caixas retentoras nas residências e nos estabelecimentos comerciais.

Caixa retentora de gordura
(Dispositivo destinado a promover a retenção de gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, que muitas vezes impedem seu escoamento para a rede coletora, evitando, assim, a obstrução da rede.)
- Restaurantes, lanchonetes, padarias supermercados, shopping centers e afins.

Caixa retentora de óleo e areia
(Dispositivo destinado a evitar a obstrução dos encanamentos e promover a sedimentação das partículas sólidas, como areia e terra, que são carreadas pelo efluente e, por vezes, impedem o seu arraste para a rede coletora.)
Postos de gasolina, lava-rápido, oficinas mecânicas e afins.

O material retido deve ser removido periodicamente pelo cliente, que se responsabiliza por dar destinação adequada ao resíduo sólido.

Fonte: ARCA

Aluna: Beatriz Gullo Zei - 5ª série A


COMENTÁRIO

Giovanna ; disse...
As coisas desse texto eu jah sabia, na minha casa por exemplo a gnt faz sabão com óleo.
22 de Agosto de 2008 16:36

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

As coisas desse texoto eu jah sabia na minha casa por exemplo a gnt faiz sabão com o óleo