segunda-feira, 23 de junho de 2008

ARCA

Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (ARCA) é uma associação sem fins lucrativos, e surgiu com o objetivo de organizar e integrar os catadores de materiais recicláveis, proporcionando a estes indivíduos melhores condições de trabalho e vida.
Um dos principais interesses da ARCA é a conscientização da população através da responsabilidade social e a prática da preservação ambiental com a coleta seletiva e a reciclagem do lixo. Hoje, mais do que uma carência ou necessidade, a preservação do meio ambiente é uma busca da sobrevivência e garantia de um futuro para as próximas gerações. E a Reciclagem é uma alternativa para amenizar o problema da geração desenfreada de resíduos, porém, é necessário o engajamento da população para realizar esta ação.
O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de renda e que para ser reciclado deve ser separado. Este pode ser separado de diversas maneiras, mas a mais simples é separar o lixo orgânico do “lixo” (para muitos) reciclável. Esta é uma ação simples, de grande valor e que ajuda muito o trabalho dos catadores.
Empenhada em divulgar a coleta seletiva na cidade inteira de Uberlândia, a ARCA está realizando o cadastramento dos catadores de Uberlândia, dando condições para que eles possam fazer os seus trabalhos o mais dignamente possível. Todos os catadores associados usarão uniformes da associação, carrinhos mais adequados, serão tratados como agentes ambientais, pois terão condições de orientarem a população sobre a separação correta dos materiais, o que é e não é reciclável. O papel da associação é promover a inclusão social desses indivíduos que hoje vivem marginalizados e não têm os seus trabalhos reconhecidos pela maioria da população.Ao contrário do que muitos pensam, alguns dos catadores não fazem isso somente para contribuir na não poluição mundial, mas sim para sustentar a família em virtude de serem os arrimos da família. Eles também são registrados no Ministério do Trabalho como qualquer outra pessoa que tem outra profissão, além de ter a carteira de trabalho assinada, e ganham em média por mês R$ 200,00 à R$ 800,00.Muitos deles possuem entre 35 e 50 anos de idade.

Quais são os materiais recicláveis que eles coletam?

Os materiais que eles coletam/catam são:
# Papel;
#Papelão;
#Plástico;
#Vidro;
#Metais ferrosos e não ferrosos;
#Óleo Vegetal.


Aluna: Isabelle Guedes Porto - 5ªsérie B


COMENTÁRIOS

Isabelle Guedes Porto disse...

É legal pois fala sobre a empresa que recicla materiais recicláveis, como o:
Papelão;
Papel;
Plástico;
Vidro;
Materiais ferrosoas e não ferrosos;
Óleo vegetal.
ARCA significa então: Associação Recicladorese Catadores Autônomos
20 de Agosto de 2008 21:59

Bia disse...

Achei mto bom pois além de falar sobre a empresa de materiais reciclaveis ela fla tbm quais são os materiais recicláveis.
21 de Agosto de 2008 20:00

Gabriel Martins Alves Pereira disse...

Nós devemos tomar atitudes positivas para que possamos diminuir a quantidade de lixo lançado no meio ambiente e dessa maneira estaremos protegendo o nosso planeta.Nós também,podemos seguir medidas tomadas em outras cidades, como em Araguari - MG. Lá, eles recolhem 1.600 toneladas de lixo, por mês, e eles tem uma média de 30 trabalhadores, o que não é muito, de segunda-feira a sábado.Podemos também usar a reciclagem de materiais e etc .Podemos usar a ajuda de uma associação chamada ARCA para reciclar, ARCA significa Associação de Recicladores e Catadores Autônomos A ARCA é uma associação sem fins lucrativos, e surgiu com o objetivo de organizar e integrar os catadores de materiais recicláveis, proporcionando a estes indivíduos melhores condições de trabalho e vida. Um dos principais interesses da ARCA é a conscientização da população através da responsabilidade social e a prática da preservação ambiental com a coleta seletiva e a reciclagem do lixo. Materiais que eles recolhem:
# Papel;
#Papelão;
#Plástico;
#Vidro;
#Metais ferrosos e não ferrosos;
#Óleo Vegetal.
21 de Agosto de 2008 22:34

4 comentários:

Anônimo disse...

É legal pois fala sobre a empresa que recicla materiais recicláveis,como o
Papelão;
Papel;
Plástico;
vidro;
Materiais ferrosoas e não ferrosos;
Óleo vegetal.
A ARCA significa então:
Associação
Recicladores
e Catadores
Autônomos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

achei mto bom pois alem de fla sobre a empresa de materiais reciclaveis ela fla tbm quais sao os materiais reciclaveis.

Anônimo disse...

Nós devemos tomar atitudes positivas para que possamos diminuir a quantidade de lixo lançado no meio ambiente e dessa maneira estaremos protegendo o nosso planeta.
Nós também,podemos seguir medidas tomadas em outras cidades, como em Araguari - MG. Lá, eles recolhem 1.600 toneladas de lixo, por mês, e eles tem uma média de 30 trabalhadores, o que não é muito, de segunda-feira a sábado.
Podemos também usar a reciclagem de materiais e etc .
Podemos usar a ajuda de uma associação chamada ARCA para reciclar, ARCA significa Associação de Recicladores e Catadores Autônomos
A ARCA é uma associação sem fins lucrativos, e surgiu com o objetivo de organizar e integrar os catadores de materiais recicláveis, proporcionando a estes indivíduos melhores condições de trabalho e vida. Um dos principais interesses da ARCA é a conscientização da população através da responsabilidade social e a prática da preservação ambiental com a coleta seletiva e a reciclagem do lixo.
Materiais que eles recolhem:
# Papel;
#Papelão;
#Plástico;
#Vidro;
#Metais ferrosos e não ferrosos;
#Óleo Vegetal.